quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Terapia Física Complexa


As conseqüências psicológicas e emocionais do linfedema são muito grandes, pois ele altera expressivamente a estética do membro acometido, principalmente nos casos mais avançados. Desta forma, torna-se ainda mais importante o tratamento multidisciplinar do linfedema, no qual a FISIOTERAPIA tem papel de grande destaque.

A Terapia Física Complexa (TFC) envolve quatro procedimentos que auxiliam na redução ou até mesmo na eliminação do linfedema. São eles: drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo, exercícios terapêuticos e cuidados com a pele.

A drenagem linfática manual é uma massagem na qual o profissional realiza compressões suaves e rítmicas na área acometida, estimulando a atividade do sistema linfático e facilitando a entrada do conteúdo extravasado de volta aos vasos.

A seguir, realiza-se o enfaixamento compressivo, que permite o aumento da pressão nos tecidos, promovendo a mobilização dos fluidos linfáticos. Este enfaixamento é feito com bandagens de baixa elasticidade e mantém as reduções obtidas com a drenagem, bem como auxilia no remodelamento do membro.

Logo após o enfaixamento, o paciente realiza exercícios musculares específicos, sem resistência e com uma série pequena de repetições que devem ser executadas durante todo o dia. Estes exercícios estimulam a ativação muscular, que funcionará como uma bomba no sentido de deslocar o líquido extravasado de volta para os ductos linfáticos.

O tratamento do linfedema requer tempo e depende muito dos cuidados do paciente, mas o esforço sempre vale a pena!

Não deixe sua saúde para depois. Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário