sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Diástase reto abdominal

O abdômen é constituído pelos seguintes músculos: reto abdominal, oblíquo interno, oblíquo externo e transverso do abdômen, sendo os três primeiros bilaterais (ou seja, há um de cada lado do tronco). Em conjunto, a musculatura abdominal é responsável pela estabilização da coluna lombar, auxiliando na manutenção da sua curvatura normal. O abdômen também tem papel importante no aumento da pressão intra-abdominal, como ocorre por exemplo na defecação e na hora do parto.
         Nos casos em que esta musculatura apresenta-se enfraquecida, há uma perda na capacidade do controlar a posição adequada da pelve, gerando dores lombares e sacrais, e em casos mais graves, alterações posturais e dificuldades respiratórias.
         A fraqueza abdominal é frequentemente observada durante a gestação, com uma alteração da linha alba, que é o espaço entre os dois músculos chamados de reto abdominal. No caso da gestante que possui fraqueza muscular, o crescimento da barriga gera um aumento neste espaço, chamado de diástase reto abdominal.

A diástase abdominal pode ser grande ao ponto de permitir a palpação do útero e do conteúdo abdominal. Além disso, ela gera uma estética desagradável até mesmo para quem não está gestante: a “barriga flácida”, ou “estômago alto”, como alguns referem.
Para quem não possui qualquer queixa de dor ou desconforto, em especial na coluna lombar, e nem está em processo de gestação, mas que apresenta fraqueza abdominal, realizar atividades físicas, como musculação, natação ou hidroginástica, entre outros, é muito importante para a prevenção de futuras lesões e alterações posturais resultantes de uma musculatura despreparada.
Já quem apresenta lombalgias, alterações posturais ou encontra-se em período gestacional, é importante realizar uma consulta médica e, em seguida, começar um processo de reabilitação com profissional especializado, pois a execução inadequada de determinadas atividades pode piorar o quadro clínico. Nestes casos, o fisioterapeuta faz uma avaliação inicial de todo o quadro do paciente, a fim de obter subsídios para um tratamento mais completo e eficaz.
Especificamente para a diástase, é de extrema importância a realização de exercícios abdominais adaptados para a condição, a fim de promover o fortalecimento muscular sem piora ou indução do quadro doloroso. Os exercícios de correção postural também auxiliam na ativação correta do abdômen, fazendo com que sua adequada contração reduza a sobrecarga gerada na coluna lombar.
As gestantes formam um grupo mais seleto para tratamento, visto que elas não conseguem realizar os abdominais tradicionais devido ao crescimento do útero. Nestas situações, os exercícios são adaptados, mas não deixam de ter grande eficácia e importância!
Veja alguns exemplos:


Embora os exercícios aparentemente sejam de fácil execução, é sempre importante o acompanhamento de um profissional especializado, por isso nunca os realize sozinho. Procure sempre alguém de sua confiança!
E não deixe sua saúde para depois. O corpo não espera.
Cuide-se!

2 comentários:

  1. Boa noite ! meu nome e Jaqueline e tenho uma filha de 1ano e tres meses,e descobri que ela tem Diastese abdominal e como eu cuido dela

    ResponderExcluir
  2. ola,tenho em bebe de 3 meses e tenho diastase, você pode passar dicas de exercicios para corrigir este problema?obrigada!!

    ResponderExcluir