terça-feira, 5 de julho de 2011

Fisioterapia na Saúde do Idoso


A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
 Atualmente, no Brasil, a população idosa é o grupo que apresenta as taxas mais elevadas de crescimento. De acordo com o IBGE, ela já representa mais de 10% da população brasileira, com cerca de 19 milhões de idosos. O Distrito Federal apresenta como particularidade a expectativa de vida mais alta do país (em média 75,3 anos). A estimativa é que em 2025 seremos o sexto país em número de idosos no mundo.
 Essa conquista da longevidade gera necessidades e exerce um grande impacto sobre as diversas áreas, notadamente na da saúde. A fisioterapia atua na assistência a saúde do idoso através de prevenção, tratamento e reabilitação de suas capacidades funcionais.
Com o avanço da idade, é comum que ocorram alterações e/ou perdas que no se refere à estrutura ou função do organismo, podendo gerar incapacidades ou limitações em realizar alguma atividade. Esse comprometimento é decorrente da própria idade (o que chamamos de fisiológico) ou de doenças (o que chamamos de patológico).  Exemplos disso são a osteopenia, que é uma condição fisiológica (diminuição da massa óssea causada pela perda do cálcio) e a osteoporose, que é uma condição patológica (perda significativa dessa massa, enfraquecendo o osso que se torna frágil e suscetível a fraturas).

O papel da fisioterapia é gerar condições propícias para prevenir, corrigir, manter e/ou melhorar o que envolve a (in) capacidade funcional do idoso. Ela promove alívio de quadro álgico e inflamatório, ganho de força muscular e amplitude de movimento, treino de equilíbrio, coordenação, marcha, atividades de vida diária e propriocepção, além da orientação de cuidadores. Este trabalho engloba pacientes que necessitam desde recondicionamento físico até a reabilitação ortopédica e/ou neurológica. O tratamento fisioterapêutico é de fundamental importância em processos que envolvam patologias neurológicas como acidente vascular encefálico, traumatismo crânio encefálico, traumatismo raqui-medular, alzheimer, parkinson, escleroses e outros; e patologias ortopédicas e reumatológicas como artrose, artrite, lúpus, gota, fraturas, pré e pós operatórios e outros.
Compromisso e excelência na promoção da saúde é objetivo principal da fisioterapia geriátrica.
Percebendo a necessidade de atendimento nesta área em Brasília, a Clínica Cuidar estende seu serviço e agora oferece tratamento especializado na Saúde do Idoso.

Conheça nosso espaço com atendimento individualizado!