sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Diástase reto abdominal

O abdômen é constituído pelos seguintes músculos: reto abdominal, oblíquo interno, oblíquo externo e transverso do abdômen, sendo os três primeiros bilaterais (ou seja, há um de cada lado do tronco). Em conjunto, a musculatura abdominal é responsável pela estabilização da coluna lombar, auxiliando na manutenção da sua curvatura normal. O abdômen também tem papel importante no aumento da pressão intra-abdominal, como ocorre por exemplo na defecação e na hora do parto.
         Nos casos em que esta musculatura apresenta-se enfraquecida, há uma perda na capacidade do controlar a posição adequada da pelve, gerando dores lombares e sacrais, e em casos mais graves, alterações posturais e dificuldades respiratórias.
         A fraqueza abdominal é frequentemente observada durante a gestação, com uma alteração da linha alba, que é o espaço entre os dois músculos chamados de reto abdominal. No caso da gestante que possui fraqueza muscular, o crescimento da barriga gera um aumento neste espaço, chamado de diástase reto abdominal.

A diástase abdominal pode ser grande ao ponto de permitir a palpação do útero e do conteúdo abdominal. Além disso, ela gera uma estética desagradável até mesmo para quem não está gestante: a “barriga flácida”, ou “estômago alto”, como alguns referem.
Para quem não possui qualquer queixa de dor ou desconforto, em especial na coluna lombar, e nem está em processo de gestação, mas que apresenta fraqueza abdominal, realizar atividades físicas, como musculação, natação ou hidroginástica, entre outros, é muito importante para a prevenção de futuras lesões e alterações posturais resultantes de uma musculatura despreparada.
Já quem apresenta lombalgias, alterações posturais ou encontra-se em período gestacional, é importante realizar uma consulta médica e, em seguida, começar um processo de reabilitação com profissional especializado, pois a execução inadequada de determinadas atividades pode piorar o quadro clínico. Nestes casos, o fisioterapeuta faz uma avaliação inicial de todo o quadro do paciente, a fim de obter subsídios para um tratamento mais completo e eficaz.
Especificamente para a diástase, é de extrema importância a realização de exercícios abdominais adaptados para a condição, a fim de promover o fortalecimento muscular sem piora ou indução do quadro doloroso. Os exercícios de correção postural também auxiliam na ativação correta do abdômen, fazendo com que sua adequada contração reduza a sobrecarga gerada na coluna lombar.
As gestantes formam um grupo mais seleto para tratamento, visto que elas não conseguem realizar os abdominais tradicionais devido ao crescimento do útero. Nestas situações, os exercícios são adaptados, mas não deixam de ter grande eficácia e importância!
Veja alguns exemplos:


Embora os exercícios aparentemente sejam de fácil execução, é sempre importante o acompanhamento de um profissional especializado, por isso nunca os realize sozinho. Procure sempre alguém de sua confiança!
E não deixe sua saúde para depois. O corpo não espera.
Cuide-se!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Terapia Física Complexa


As conseqüências psicológicas e emocionais do linfedema são muito grandes, pois ele altera expressivamente a estética do membro acometido, principalmente nos casos mais avançados. Desta forma, torna-se ainda mais importante o tratamento multidisciplinar do linfedema, no qual a FISIOTERAPIA tem papel de grande destaque.

A Terapia Física Complexa (TFC) envolve quatro procedimentos que auxiliam na redução ou até mesmo na eliminação do linfedema. São eles: drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo, exercícios terapêuticos e cuidados com a pele.

A drenagem linfática manual é uma massagem na qual o profissional realiza compressões suaves e rítmicas na área acometida, estimulando a atividade do sistema linfático e facilitando a entrada do conteúdo extravasado de volta aos vasos.

A seguir, realiza-se o enfaixamento compressivo, que permite o aumento da pressão nos tecidos, promovendo a mobilização dos fluidos linfáticos. Este enfaixamento é feito com bandagens de baixa elasticidade e mantém as reduções obtidas com a drenagem, bem como auxilia no remodelamento do membro.

Logo após o enfaixamento, o paciente realiza exercícios musculares específicos, sem resistência e com uma série pequena de repetições que devem ser executadas durante todo o dia. Estes exercícios estimulam a ativação muscular, que funcionará como uma bomba no sentido de deslocar o líquido extravasado de volta para os ductos linfáticos.

O tratamento do linfedema requer tempo e depende muito dos cuidados do paciente, mas o esforço sempre vale a pena!

Não deixe sua saúde para depois. Cuide-se!

Linfedema


Os vasos linfáticos compõem um sistema semelhante ao sanguíneo, chamado de sistema linfático, responsável por levar nutrientes para as células e retirar delas as substâncias tóxicas.
Assim, a linfa tem uma composição diferente do sangue: ela carrega proteínas, células de defesa do organismo, uréia e sais minerais, entre outros.
Quando o sistema linfático está sobrecarregado, seja porque a produção de linfa está aumentada ou porque os vasos não estão conseguindo transportá-la adequadamente, há extravasamento do conteúdo linfático dos vasos para o tecido intercelular.
Neste caso, tem origem o linfedema, aquele “inchaço” que pode ocorrer em qualquer local do corpo humano. As mulheres são mais propensas ao linfedema, principalmente nos casos de mastectomia, mas ele também pode ocorrer por diversas outras causas.
O tratamento do linfedema envolve não só o uso de medicamentos,
mas também uma técnica conhecida como Terapia Física Complexa (TFC),
realizada por fisioterapeuta. Desta forma, é possível a reversão ou redução do quadro e melhora da qualidade de vida da pessoa acometida, visto que o linfedema
muitas vezes causa limitação do movimento e altera a estética do membro acometido.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!


A todos os clientes que nos deram a honra
de serem atendidos pela Clínica Cuidar,
que acreditaram em nós e durante 2010 
caminharam conosco, mesmo diante das dificuldades,
com sabedoria, esperança, , união e trabalho,
desejamos que o ano vindouro possa trazer saúde, paz, desenvolvimento e a realização de novos planos e projetos.

Próspero 2011!!